Ora aqui está um post que não tem muito a ver com o espírito do blog...mas permitam o desabafo!
Hoje estou num daqueles dias em que era preferível não ter saído da cama! Depois de uma semana em que nem tudo correu bem, onde até a confiança depositada em alguém foi traída, "nada melhor que um dia destes para ganhar forças".
Não sei se foi por ter dormido pouquíssimas horas, por ter ouvido o vizinho a ressonar, por ter apanhado algum frio no duche, pelo leite ter transbordado a caneca ou até pelo “Sr Dono do Mundo” que me ultrapassou na auto-estrada no seu Mercedes e me obrigou a travar violentamente para que Sua Excelência pudesse prosseguir a sua viagem na faixa da direita sem que se tenha apercebido da artistada que fez (ou talvez sim...mas tenha ignorado!), mas o que é certo é que de facto o dia começou de uma forma algo diferente (para pior!!) e sinto-me num daqueles dias em que as pessoas que me são mais próximas me costumam dizer ”lá estás tu com esse teu mau feitio!”, embora AINDA não o tenha ouvido.
Mas siga a rusga...
Como dizia o outro cromito, “o dia até me estava a correr bem, pá”, até que chego à terrinha e a minha mãe me entrega a factura da TMN relactiva ao acesso à internet. Qual o meu espanto quando vejo que os 29,90€ mensais que me comprometi a pagar vêm inflaccionados. E isto, acreditem, levanta muita revolta e alguma piada!! Ora vejamos:
TMN #1
Quando em Dezembro, aliciados por campanhas publicitárias eu e outro amigo decidimos subscrever esse serviço houve vários episódios durante uma tarde em que por várias vezes entramos em contacto com o serviço de apoio ao cliente da operadora em questão. Todos eles davam para escrever alguns sketchs de muito bom-humor cuja edição iría certamente superar as vendas dos dvds daqueles 4 malucos fedorentos.
Resumidamente, fiquei com a sensação de que para estar do lado de lá do telefone e atender (e supostamente “apoiar”) os clientes não é imprescindível estar bem informado quanto aos produtos e serviços da empresa mas sim ter uma voz encantadora e saber pronunciar “até já”. Aliás, o slogan adoptado nesta campanha de marketing diz tudo: eles têm noção que os clientes não têm motivos para estar satisfeitos e vão certamente voltar a ligar. “Até já!”
TMN #2
Lá decidimos aderir e como o fizemos ainda dentro da promoção de lançamento mais o contrato de permanência por 12 meses tivemos direito a algumas daquelas tretas do costume: 10G de tráfego, happy hour e as duas primeiras mensalidades de oferta.
Em Janeiro recebi uma factura com a devida nota de crédito e não tive qualquer tráfego adicional. Até aqui, tudo bem. Em Fevereiro não recebi factura nenhuma mas embora não tenha a certeza, acho que ultrapassei o tráfego por uma margem mínima. Esta semana, a 22 de Março recebo uma factura de 48,23€ (a tal que a minha mãe me fez chegar hoje às mãos) já com um crédito de 11,819€ que penso ser acertos de contas ainda de Dezembro, factura essa que foi emitida a 5 de Março e tinha que ser paga até 24. Ups! Já passou...!
Segundo aquilo que vem descriminado na factura, posso propôr-vos um exercício: imaginem que têm uma assinatura mensal no vosso telemóvel com direito a X minutos de conversação (os tais 29,90€ no meu caso). Agora imaginem receber adicionada a esse valor uma taxa de utilização da rede GPRS ou UMTS (2G/3G) que no meu caso é de 26,461€ (s/ iva). Isto não tem uma certa graça?
Quanto à outra pessoa que aderiu na mesma altura que eu, o contracto dele só entrou em vigor em meados de Janeiro e nunca recebeu qualquer factura até esta semana em que lhe apareceu uma factura de cerca de 250€.
Digam lá se não é uma empresa muito bem-humorada?
EDP #único
Nas últimas semanas também tive um episódio engraçado com a EDP. Imaginem o que é viverem sozinhos num apartamento e chegar-vos uma factura de luz exagerada.
1º - Eu pergunto: será que devemos duvidar?
É incompreensível e totalmente inaceitável que um consumidor comum (grupo onde me incluo) não consiga compreender uma factura da EDP! Penso que o objectivo da empresa passa por baralhar o mais possível o consumidor ao ponto de ele nem sequer ter coragem para reclamar já que não percebe nada do que lá está para que possa fundamentar a sua reclamação. Ora vejamos: aquilo descrimina várias leituras estimadas com datas que nada têm a ver umas com as outras, várias leituras realizadas cujas datas voltam a não coincidir, contém as famosas taxas de rádio e tv e tem ainda umas coisas curiosas que são o sumatório das facturas pagas e a referente nota de crédito.
Eu pergunto: a factura não tinha já alíneas suficientes para confundir o consumidor? Era necessário mais duas ou três linhas com algo que era perfeitamente escusado? É que ainda gozam connosco:”olha quanto já te catamos nas últimas facturas!!” Será que eles já se lembraram da quantidade de tinta da impressora que gastam ao fazer o mesmo em todas as facturas? Se calhar é porque compensa!! Ou farão isso só na minha?
À frente de toda esta descriminação detalhada (ou baralhada) tem números que nós não sabemos se são de facto os watts consumidos em determinado período. Simplesmente estamos habituados a olhar para o valor total e comparar com os meses anteriores porque é mais fácil. Se não fugir muito à regra vamos pagar sem levantar qualquer tipo de suspeita.
Ora, como de facto aquele valor que li na minha factura fugia à regra (e muito!!!) decidi pedir esclarecimentos já que como outro qualquer mortal - julgo não ser o único!! - eu não percebia nada do que estava naquele papel.
2º - O esclarecimento e o surgimento de novas questões
Confesso que me senti bastante ignorante quando confrontado com a facilidade de compreensão da minha factura por parte do funcionário que me atendeu. Quando lhe coloquei as minhas dúvidas ele depressa as desfez (ou não...) da seguinte forma: “Meu caro amigo, isto é electricidade de dois meses, tem um acerto desde Setembro (até aqui tudo bem, eu estava a acompanhar o seu raciocínio) e tem ainda aqui 14€ que você ainda não gastou, mas vai gastar.”
- Desculpe!?
Aquilo foi de mais para mim! O meu cérebro bloqueou e tive que reiniciar.
Pois é meus amigos...é assim que se leva a vida na Tugalândia. Resta-nos ir andando com a cabeça entre as orelhas procurando o lado positivo da questão...
...que neste caso está do lado da EDP e TMN!!! É o único lado que sai beneficiado.
- É a isto que chamam serviço público?
Hoje estou num daqueles dias em que era preferível não ter saído da cama! Depois de uma semana em que nem tudo correu bem, onde até a confiança depositada em alguém foi traída, "nada melhor que um dia destes para ganhar forças".
Não sei se foi por ter dormido pouquíssimas horas, por ter ouvido o vizinho a ressonar, por ter apanhado algum frio no duche, pelo leite ter transbordado a caneca ou até pelo “Sr Dono do Mundo” que me ultrapassou na auto-estrada no seu Mercedes e me obrigou a travar violentamente para que Sua Excelência pudesse prosseguir a sua viagem na faixa da direita sem que se tenha apercebido da artistada que fez (ou talvez sim...mas tenha ignorado!), mas o que é certo é que de facto o dia começou de uma forma algo diferente (para pior!!) e sinto-me num daqueles dias em que as pessoas que me são mais próximas me costumam dizer ”lá estás tu com esse teu mau feitio!”, embora AINDA não o tenha ouvido.
Mas siga a rusga...
Como dizia o outro cromito, “o dia até me estava a correr bem, pá”, até que chego à terrinha e a minha mãe me entrega a factura da TMN relactiva ao acesso à internet. Qual o meu espanto quando vejo que os 29,90€ mensais que me comprometi a pagar vêm inflaccionados. E isto, acreditem, levanta muita revolta e alguma piada!! Ora vejamos:
TMN #1
Quando em Dezembro, aliciados por campanhas publicitárias eu e outro amigo decidimos subscrever esse serviço houve vários episódios durante uma tarde em que por várias vezes entramos em contacto com o serviço de apoio ao cliente da operadora em questão. Todos eles davam para escrever alguns sketchs de muito bom-humor cuja edição iría certamente superar as vendas dos dvds daqueles 4 malucos fedorentos.
Resumidamente, fiquei com a sensação de que para estar do lado de lá do telefone e atender (e supostamente “apoiar”) os clientes não é imprescindível estar bem informado quanto aos produtos e serviços da empresa mas sim ter uma voz encantadora e saber pronunciar “até já”. Aliás, o slogan adoptado nesta campanha de marketing diz tudo: eles têm noção que os clientes não têm motivos para estar satisfeitos e vão certamente voltar a ligar. “Até já!”
TMN #2
Lá decidimos aderir e como o fizemos ainda dentro da promoção de lançamento mais o contrato de permanência por 12 meses tivemos direito a algumas daquelas tretas do costume: 10G de tráfego, happy hour e as duas primeiras mensalidades de oferta.
Em Janeiro recebi uma factura com a devida nota de crédito e não tive qualquer tráfego adicional. Até aqui, tudo bem. Em Fevereiro não recebi factura nenhuma mas embora não tenha a certeza, acho que ultrapassei o tráfego por uma margem mínima. Esta semana, a 22 de Março recebo uma factura de 48,23€ (a tal que a minha mãe me fez chegar hoje às mãos) já com um crédito de 11,819€ que penso ser acertos de contas ainda de Dezembro, factura essa que foi emitida a 5 de Março e tinha que ser paga até 24. Ups! Já passou...!
Segundo aquilo que vem descriminado na factura, posso propôr-vos um exercício: imaginem que têm uma assinatura mensal no vosso telemóvel com direito a X minutos de conversação (os tais 29,90€ no meu caso). Agora imaginem receber adicionada a esse valor uma taxa de utilização da rede GPRS ou UMTS (2G/3G) que no meu caso é de 26,461€ (s/ iva). Isto não tem uma certa graça?
Quanto à outra pessoa que aderiu na mesma altura que eu, o contracto dele só entrou em vigor em meados de Janeiro e nunca recebeu qualquer factura até esta semana em que lhe apareceu uma factura de cerca de 250€.
Digam lá se não é uma empresa muito bem-humorada?
EDP #único
Nas últimas semanas também tive um episódio engraçado com a EDP. Imaginem o que é viverem sozinhos num apartamento e chegar-vos uma factura de luz exagerada.
1º - Eu pergunto: será que devemos duvidar?
É incompreensível e totalmente inaceitável que um consumidor comum (grupo onde me incluo) não consiga compreender uma factura da EDP! Penso que o objectivo da empresa passa por baralhar o mais possível o consumidor ao ponto de ele nem sequer ter coragem para reclamar já que não percebe nada do que lá está para que possa fundamentar a sua reclamação. Ora vejamos: aquilo descrimina várias leituras estimadas com datas que nada têm a ver umas com as outras, várias leituras realizadas cujas datas voltam a não coincidir, contém as famosas taxas de rádio e tv e tem ainda umas coisas curiosas que são o sumatório das facturas pagas e a referente nota de crédito.
Eu pergunto: a factura não tinha já alíneas suficientes para confundir o consumidor? Era necessário mais duas ou três linhas com algo que era perfeitamente escusado? É que ainda gozam connosco:”olha quanto já te catamos nas últimas facturas!!” Será que eles já se lembraram da quantidade de tinta da impressora que gastam ao fazer o mesmo em todas as facturas? Se calhar é porque compensa!! Ou farão isso só na minha?
À frente de toda esta descriminação detalhada (ou baralhada) tem números que nós não sabemos se são de facto os watts consumidos em determinado período. Simplesmente estamos habituados a olhar para o valor total e comparar com os meses anteriores porque é mais fácil. Se não fugir muito à regra vamos pagar sem levantar qualquer tipo de suspeita.
Ora, como de facto aquele valor que li na minha factura fugia à regra (e muito!!!) decidi pedir esclarecimentos já que como outro qualquer mortal - julgo não ser o único!! - eu não percebia nada do que estava naquele papel.
2º - O esclarecimento e o surgimento de novas questões
Confesso que me senti bastante ignorante quando confrontado com a facilidade de compreensão da minha factura por parte do funcionário que me atendeu. Quando lhe coloquei as minhas dúvidas ele depressa as desfez (ou não...) da seguinte forma: “Meu caro amigo, isto é electricidade de dois meses, tem um acerto desde Setembro (até aqui tudo bem, eu estava a acompanhar o seu raciocínio) e tem ainda aqui 14€ que você ainda não gastou, mas vai gastar.”
- Desculpe!?
Aquilo foi de mais para mim! O meu cérebro bloqueou e tive que reiniciar.
Pois é meus amigos...é assim que se leva a vida na Tugalândia. Resta-nos ir andando com a cabeça entre as orelhas procurando o lado positivo da questão...
...que neste caso está do lado da EDP e TMN!!! É o único lado que sai beneficiado.
- É a isto que chamam serviço público?
1 comentário:
O lema das Mega-Empresas Portuguesas foi inspirado à guiza de uma frase de um celebre comediante americano de seu nome Groucho Marx:
Those are my principles, and if you don't like them... well, I have others.
A revolução, como bem sabes não será transmitida na televisão... (Gil Scott Heron dixit)
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