25.3.06

Desculpem lá...mas há dias assim!

Ora aqui está um post que não tem muito a ver com o espírito do blog...mas permitam o desabafo!

Hoje estou num daqueles dias em que era preferível não ter saído da cama! Depois de uma semana em que nem tudo correu bem, onde até a confiança depositada em alguém foi traída, "nada melhor que um dia destes para ganhar forças".
Não sei se foi por ter dormido pouquíssimas horas, por ter ouvido o vizinho a ressonar, por ter apanhado algum frio no duche, pelo leite ter transbordado a caneca ou até pelo “Sr Dono do Mundo” que me ultrapassou na auto-estrada no seu Mercedes e me obrigou a travar violentamente para que Sua Excelência pudesse prosseguir a sua viagem na faixa da direita sem que se tenha apercebido da artistada que fez (ou talvez sim...mas tenha ignorado!), mas o que é certo é que de facto o dia começou de uma forma algo diferente (para pior!!) e sinto-me num daqueles dias em que as pessoas que me são mais próximas me costumam dizer ”lá estás tu com esse teu mau feitio!”, embora AINDA não o tenha ouvido.

Mas siga a rusga...
Como dizia o outro cromito, “o dia até me estava a correr bem, pá”, até que chego à terrinha e a minha mãe me entrega a factura da TMN relactiva ao acesso à internet. Qual o meu espanto quando vejo que os 29,90€ mensais que me comprometi a pagar vêm inflaccionados. E isto, acreditem, levanta muita revolta e alguma piada!! Ora vejamos:

TMN #1
Quando em Dezembro, aliciados por campanhas publicitárias eu e outro amigo decidimos subscrever esse serviço houve vários episódios durante uma tarde em que por várias vezes entramos em contacto com o serviço de apoio ao cliente da operadora em questão. Todos eles davam para escrever alguns sketchs de muito bom-humor cuja edição iría certamente superar as vendas dos dvds daqueles 4 malucos fedorentos.
Resumidamente, fiquei com a sensação de que para estar do lado de lá do telefone e atender (e supostamente “apoiar”) os clientes não é imprescindível estar bem informado quanto aos produtos e serviços da empresa mas sim ter uma voz encantadora e saber pronunciar “até já”. Aliás, o slogan adoptado nesta campanha de marketing diz tudo: eles têm noção que os clientes não têm motivos para estar satisfeitos e vão certamente voltar a ligar. “Até já!”

TMN #2
Lá decidimos aderir e como o fizemos ainda dentro da promoção de lançamento mais o contrato de permanência por 12 meses tivemos direito a algumas daquelas tretas do costume: 10G de tráfego, happy hour e as duas primeiras mensalidades de oferta.
Em Janeiro recebi uma factura com a devida nota de crédito e não tive qualquer tráfego adicional. Até aqui, tudo bem. Em Fevereiro não recebi factura nenhuma mas embora não tenha a certeza, acho que ultrapassei o tráfego por uma margem mínima. Esta semana, a 22 de Março recebo uma factura de 48,23€ (a tal que a minha mãe me fez chegar hoje às mãos) já com um crédito de 11,819€ que penso ser acertos de contas ainda de Dezembro, factura essa que foi emitida a 5 de Março e tinha que ser paga até 24. Ups! Já passou...!
Segundo aquilo que vem descriminado na factura, posso propôr-vos um exercício: imaginem que têm uma assinatura mensal no vosso telemóvel com direito a X minutos de conversação (os tais 29,90€ no meu caso). Agora imaginem receber adicionada a esse valor uma taxa de utilização da rede GPRS ou UMTS (2G/3G) que no meu caso é de 26,461€ (s/ iva). Isto não tem uma certa graça?
Quanto à outra pessoa que aderiu na mesma altura que eu, o contracto dele só entrou em vigor em meados de Janeiro e nunca recebeu qualquer factura até esta semana em que lhe apareceu uma factura de cerca de 250€.
Digam lá se não é uma empresa muito bem-humorada?


EDP #único
Nas últimas semanas também tive um episódio engraçado com a EDP. Imaginem o que é viverem sozinhos num apartamento e chegar-vos uma factura de luz exagerada.

1º - Eu pergunto: será que devemos duvidar?
É incompreensível e totalmente inaceitável que um consumidor comum (grupo onde me incluo) não consiga compreender uma factura da EDP! Penso que o objectivo da empresa passa por baralhar o mais possível o consumidor ao ponto de ele nem sequer ter coragem para reclamar já que não percebe nada do que lá está para que possa fundamentar a sua reclamação. Ora vejamos: aquilo descrimina várias leituras estimadas com datas que nada têm a ver umas com as outras, várias leituras realizadas cujas datas voltam a não coincidir, contém as famosas taxas de rádio e tv e tem ainda umas coisas curiosas que são o sumatório das facturas pagas e a referente nota de crédito.
Eu pergunto: a factura não tinha já alíneas suficientes para confundir o consumidor? Era necessário mais duas ou três linhas com algo que era perfeitamente escusado? É que ainda gozam connosco:”olha quanto já te catamos nas últimas facturas!!” Será que eles já se lembraram da quantidade de tinta da impressora que gastam ao fazer o mesmo em todas as facturas? Se calhar é porque compensa!! Ou farão isso só na minha?
À frente de toda esta descriminação detalhada (ou baralhada) tem números que nós não sabemos se são de facto os watts consumidos em determinado período. Simplesmente estamos habituados a olhar para o valor total e comparar com os meses anteriores porque é mais fácil. Se não fugir muito à regra vamos pagar sem levantar qualquer tipo de suspeita.
Ora, como de facto aquele valor que li na minha factura fugia à regra (e muito!!!) decidi pedir esclarecimentos já que como outro qualquer mortal - julgo não ser o único!! - eu não percebia nada do que estava naquele papel.

2º - O esclarecimento e o surgimento de novas questões
Confesso que me senti bastante ignorante quando confrontado com a facilidade de compreensão da minha factura por parte do funcionário que me atendeu. Quando lhe coloquei as minhas dúvidas ele depressa as desfez (ou não...) da seguinte forma: “Meu caro amigo, isto é electricidade de dois meses, tem um acerto desde Setembro (até aqui tudo bem, eu estava a acompanhar o seu raciocínio) e tem ainda aqui 14€ que você ainda não gastou, mas vai gastar.”
- Desculpe!?

Aquilo foi de mais para mim! O meu cérebro bloqueou e tive que reiniciar.


Pois é meus amigos...é assim que se leva a vida na Tugalândia. Resta-nos ir andando com a cabeça entre as orelhas procurando o lado positivo da questão...
...que neste caso está do lado da EDP e TMN!!! É o único lado que sai beneficiado.

- É a isto que chamam serviço público?

1 comentário:

Dr. Doppler disse...

O lema das Mega-Empresas Portuguesas foi inspirado à guiza de uma frase de um celebre comediante americano de seu nome Groucho Marx:
Those are my principles, and if you don't like them... well, I have others.
A revolução, como bem sabes não será transmitida na televisão... (Gil Scott Heron dixit)